A importância do E-commerce
O termo e-commerce ou comércio eletrônico, é a comercialização de produtos e serviços pela internet, onde as transações são realizadas via dispositivos eletrônicos, como computadores e smartphones. O comércio eletrônico conta com diversos canais de vendas, como marketplaces, vendas em redes sociais e até vendas por e-mail marketing.
Antes, o único jeito de fazer compras era comparecer na loja física, escolher o produto e sair com ele. Nas décadas de 1980 e 1990, surgiram o comércio por telefone e o catálogo apareceram e onde as pessoas faziam os seus pedidos à distância e esperavam um tempo razoável até recebê-los. O primeiro sistema de processamento de transações on-line entre empresas e consumidores (B2C) e entre empresas (B2B), foi criado por Michael Aldrich em 1979.
A internet chegou no Brasil durante a década de 1990 e ganhou força e alcance principalmente no final dos anos 2000 e começo de 2010. As pessoas passaram a se comunicar e logo se interessaram pelas compras por meio online.
A estrutura de um e-commerce funciona como: exposição de produtos, pagamento e entrega de mercadorias. Além de processos como markeitng e atendimento inicial, passando pela logística de envio e pós-venda. Em uma loja virtual, o cliente adiciona um produto no carrinho e pode continuar comprando ou seguir para o pagamento. Na hora de pagar, ele deve fazer um cadastro ou fornecer informações básicas, como nome, CPF, endereço de entrega e etc. A escolha da forma de pagamento vem em seguida, ao escolher pelo cartão de crédito ou débito, as informações são transmitidas por uma rede segura, de modo a evitar fraudes. Depois, o cliente precisa esperar para receber o seu pedido no endereço informado.
As vantagens de vender pela internet são muitas, pois é possível diminuir custos. Você não precisa manter uma loja física, apenas ter um ambiente para que possa estocar produtos e despachar os pedidos. Além de ser uma maneira de se adaptar com as novas necessidades e de gerar conforto para os clientes, e ainda tem a oportunidade de analisar os resultados, como o número de visualizações de um produto ou abandono de carrinho, ajudando assim decisões futuras em como converter essas pessoas.